A importância das fibras na dieta para diabetes

Você sabia que incluir alimentos ricos em fibras na sua dieta ajuda a controlar o diabetes? Descubra qual a importância das fibras na dieta para diabetes.

A importância das fibras na dieta para diabetes

Apesar de não serem digeridas pelo corpo humano, as fibras oferecem vários benefícios quando consumidas regularmente. Além de ajudar no controle de diabetes, elas ajudam o intestino a funcionar melhor, reduzem o nível de colesterol no sangue, fortalecem o sistema imunológico, diminuem o risco de doenças cardiovasculares e aumentam a sensação de saciedade, facilitando a perda de peso.

O que são fibras?

Fibras são a parte dos vegetais que o corpo humano não consegue digerir. Encontradas nas camadas externas das frutas, verduras, legumes e cereais integrais, podem ser solúveis ou insolúveis. Ambos os tipos são essenciais para o bom funcionamento do aparelho digestivo.

As fibras solúveis retém muita água, formando um gel que passa pelo intestino eliminando toxinas acumuladas e estimulando o crescimento das bactérias essenciais da flora intestinal, ao mesmo tempo que inibem bactérias causadoras de doenças. Além disso, tornam mais lento o metabolismo dos carboidratos, evitando picos de glicose e insulina no sangue e mantendo o diabetes sob controle.

As fibras insolúveis, por sua vez, passam pelo intestino sem sofrer nenhuma alteração. Suas funções são aumentar a sensação de saciedade, facilitar o trânsito intestinal e a eliminação das fezes e até proteger o intestino contra certos tipos de câncer.

Alimentos ricos em fibra

Frutas, verduras, legumes, farelos, leguminosas e grãos como aveia, cevada, centeio e chia são ricos em fibras solúveis. Já as fibras insolúveis são encontradas no milho, grão de bico, feijão, lentilha, ervilha e nas cascas das frutas.

Feijão, linhaça alimentos integrais contém os dois tipos de fibras, solúveis e insolúveis.

Como consumir mais alimentos com fibras?

As fibras são importantes, mas não devem ser consumidas em excesso, pois podem causar desconforto intestinal e atrapalhar na absorção de nutrientes. A ingestão diária recomendada para adultos é de 30g, distribuída entre as refeições. Para que as fibras cumpram sua função, é importante também beber pelo menos 1,5 litro de água por dia.

Para incluir mais fibras na sua alimentação, siga algumas dicas:

  • Troque pães, arroz e macarrão pela versão integral;
  • Sempre que possível, coma as frutas com casca e bagaço;
  • Prefira comer a fruta a beber o suco;
  • Aumente a ingestão de legumes crus ou cozidos no vapor;
  • Troque metade da farinha refinada por integral ou germe de trigo ao preparar panquecas, pães e massas;
  • Acrescente cereais às receitas de biscoitos;
  • Nas refeições principais, metade do prato deve ser preenchida com legumes e verduras;
  • Não jogue fora os talos das verduras, pique-os e consuma junto com as folhas;
  • Entre as refeições, coma palitos de vegetais crus, como cenoura ou pepino;
  • Deu vontade de comer sanduíche? Inclua agrião, alface, rúcula, repolho, pepino ou cenoura ralada;
  • Batata, batata doce e cenoura podem ser consumidos com casca, basta lavá-los bem.

As fibras desempenham um papel muito importante na sua dieta para diabetes, mantenha uma alimentação saudável e variada, e nunca coloque as fibras de lado nas suas refeições.



Sobre Aprenda a Controlar os Diabetes

Olá! Bem-vindo ao site Controlar os Diabetes, tenho estudado esta área da saúde estes últimos 5 anos da minha vida. Tenho família que sofre de diabetes e por isso comecei a pesquisar métodos e dicas a seguir para os evitar e/ou manter controlados, durante essas pesquisas aprendi muita coisa útil que foram úteis a diabéticos de todos os tipos, e o meu objetivo com o www.controlarosdiabetes.com é passar-vos todas essas dicas.


Comentários

Siga-nos
Videos
Error type: "Forbidden". Error message: "The request cannot be completed because you have exceeded your quota." Domain: "youtube.quota". Reason: "quotaExceeded".

Did you added your own Google API key? Look at the help.

Check in YouTube if the id PLLzOM4Svast5BYOOg3NaUZQCIZPtUStJZ belongs to a playlist. Check the FAQ of the plugin or send error messages to support.
Publicidade
Obrigado pela sua visita! Gostou de ler os artigos?
Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
O seu email está seguro, nunca enviamos SPAM.