Artigo sobre: Dúvidas Comuns

As melhores frutas para diabéticos

Quem sofre de diabetes mellitus deve tomar cuidado com as frutas, porém não pode deixá-las de fora da dieta. Confira as melhores opções de frutas para diabetes.

As melhores frutas para diabéticos

As frutas são parte importante em uma alimentação balanceada, pois contém dezenas de vitaminas, minerais e outros nutrientes fundamentais para a saúde. Além disso, contém grande quantidade de fibras solúveis e insolúveis, que tornam sua digestão e absorção mais lenta. O resultado é que você mata a vontade de comer doce sem ficar com a glicose alta, como aconteceria se comesse um chocolate, por exemplo.
No entanto, as frutas também contém açúcares (especialmente frutose e sacarose) que podem ser prejudiciais para quem tem diabetes tipo 1 ou tipo 2. Por isso, é necessário escolher bem quais frutas comer e em qual quantidade.

Quantidade ideal

Segundo médicos e nutricionistas, a ingestão recomendada é de cinco porções de frutas ao dia, sendo que cada porção deve conter até 15g de carboidratos.
Confira a quantidade de carboidratos de algumas frutas:

Assim fica fácil: 15g de carboidratos correspondem a 100g de manga, ou 100g de morangos mais 100g de melão, ou ainda a 100g de melancia mais 100g de ameixa.

Quais frutas escolher?

Prefira sempre as frutas de baixo índice glicêmico, que possuem menos açúcares e mais fibras, e por isso são digeridas mais lentamente. Cuidado com frutas muito adocicadas, consuma-as com moderação.

SINAL VERDE

Consuma à vontade: maçã, abacate, uva com casca, mamão, pera, laranja, limão e coco. Essas frutas têm baixo índice glicêmico, baixo teor de carboidratos e alto volume de fibras.

SINAL AMARELO

Consuma moderadamente: cereja, amora, blueberry (mirtilo), banana e abacaxi. Essas frutas contém substâncias que estimulam a produção de insulina, protegem o coração e previnem o envelhecimento das células, e por isso são muito boas para diabéticos. Porém, possuem alto índice glicêmico e podem provocar picos de glicemia se consumidas em grande quantidade.

SINAL VERMELHO

Evite: geleias, goiabada, sucos com açúcar, sucos de caixinha, frutas em conserva, açucaradas, secas ou desidratadas. Essas opções possuem alto índice glicêmico e grande quantidade de açúcar e carboidratos.
A diferença chega a ser impressionante: 100g de ameixa seca contém 186 calorias e 43g de carboidratos, enquanto a mesma quantidade da fruta fresca possui 43 calorias e 10g de carboidratos; 100g de uvas passas contém 299 calorias e 71g de carboidratos, enquanto 100g de uvas frescas contam com apenas 76 calorias e 17g de carboidratos.

Sempre que possível, prefira comer a fruta in natura em vez de beber seu suco, pois assim as fibras são preservadas, a digestão demora mais e você evita picos de glicemia.

E então, gostou das melhores frutas para diabéticos?



Sobre Aprenda a Controlar os Diabetes

Olá! Bem-vindo ao site Controlar os Diabetes, tenho estudado esta área da saúde estes últimos 5 anos da minha vida. Tenho família que sofre de diabetes e por isso comecei a pesquisar métodos e dicas a seguir para os evitar e/ou manter controlados, durante essas pesquisas aprendi muita coisa útil que foram úteis a diabéticos de todos os tipos, e o meu objetivo com o www.controlarosdiabetes.com é passar-vos todas essas dicas.


Comentários

Siga-nos
Videos
Error type: "Forbidden". Error message: "The request cannot be completed because you have exceeded your quota." Domain: "youtube.quota". Reason: "quotaExceeded".

Did you added your own Google API key? Look at the help.

Check in YouTube if the id PLLzOM4Svast5BYOOg3NaUZQCIZPtUStJZ belongs to a playlist. Check the FAQ of the plugin or send error messages to support.
Publicidade
Obrigado pela sua visita! Gostou de ler os artigos?
Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
O seu email está seguro, nunca enviamos SPAM.