Cigarro e diabetes – uma combinação perigosa

Você é diabético e fumante? É melhor ter um bom plano de saúde, você vai precisar. O tabagismo é um comportamento que coloca em risco a vida e a saúde de qualquer pessoa. Porém, no caso dos diabéticos, a coisa fica um pouquinho pior. Saiba por quê.

Fumar aumenta o risco de diabetes tipo 2

Diversos estudos comprovaram que fumar ou conviver com fumantes aumenta o risco de desenvolver diabetes tipo 2 e outras doenças crônicas. Em um deles, publicado recentemente nos Estados Unidos, 4.500 voluntários foram monitorados por 15 anos. Dos fumantes que consumiam cerca de 10 cigarros por dia, 21,8% desenvolveu pré-diabetes. Entre fumantes passivos que passavam até 12 horas por semana expostos à fumaça, 17,2% apresentaram a doença. Já a incidência entre não fumantes ativos nem passivos foi de 11,5%.

A justificativa é que as células de quem fuma têm maior dificuldade em absorver a glicose, situação que pode provocar resistência à insulina. Esse quadro faz com que o corpo precise de quantidades cada vez maiores de insulina para produzir os mesmo resultados, sobrecarregando o pâncreas, que pode “pifar” de vez.

Perigos do cigarro para quem tem diabetes

A combinação dos malefícios do cigarro para a saúde e os possíveis efeitos colaterais da diabetes é explosiva. Confira o estrago:

– Fumar aumenta a taxa de glicemia

A nicotina e outros componentes da fumaça atrapalham na absorção da glicose pelas células. Com isso, o controle de diabetes fica mais difícil.

– Aumenta os riscos de derrame, ataque cardíaco e problemas cardiovasculares

Diabéticos fumantes têm entre o dobro e o quádruplo de chances de sofrer acidente vascular cerebral ou infarto do que os diabéticos não fumantes. Isso acontece porque o cigarro reduz o fluxo de oxigênio para o cérebro e outros órgãos vitais, formando coágulos. Como o diabetes sozinho já pode provocar os mesmos problemas, somados esses fatores acabam se multiplicando.

– Aumenta as chances de complicações do diabetes

O fumo atrapalha a circulação, reduzindo o fluxo de sangue para os pés. Isso aumenta a possibilidade de desenvolver neuropatia periférica, mais conhecida como pé diabético, que provoca desde feridas superficiais até dificuldade para andar, deformação dos pés, gangrena e amputação.

O cigarro também pode disparar o gatilho para outras complicações da diabetes como problemas renais, oculares e nos nervos.

Se você fuma, o diabetes pode ser um ótimo incentivo para abandonar esse vício. Mesmo que você seja fumante há anos, é possível evitar muitas consequências desastrosas ao parar. Sua saúde agradece!



Sobre Aprenda a Controlar os Diabetes

Olá! Bem-vindo ao site Controlar os Diabetes, tenho estudado esta área da saúde estes últimos 5 anos da minha vida. Tenho família que sofre de diabetes e por isso comecei a pesquisar métodos e dicas a seguir para os evitar e/ou manter controlados, durante essas pesquisas aprendi muita coisa útil que foram úteis a diabéticos de todos os tipos, e o meu objetivo com o www.controlarosdiabetes.com é passar-vos todas essas dicas.


Comentários

Siga-nos
Videos
Error type: "Forbidden". Error message: "The request cannot be completed because you have exceeded your quota." Domain: "youtube.quota". Reason: "quotaExceeded".

Did you added your own Google API key? Look at the help.

Check in YouTube if the id PLLzOM4Svast5BYOOg3NaUZQCIZPtUStJZ belongs to a playlist. Check the FAQ of the plugin or send error messages to support.
Publicidade
Obrigado pela sua visita! Gostou de ler os artigos?
Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
O seu email está seguro, nunca enviamos SPAM.