Artigo sobre: Dúvidas Comuns

O que é índice glicêmico? (+ lista de alimentos de ajuda)

Você já deve ter ouvido falar sobre índice glicêmico dos alimentos. Aprenda a diferenciar os tipos de carboidrato e saiba quais podem ser usados no controle de diabetes.

O que é índice glicêmico

O índice glicêmico é uma forma de comparação entre os alimentos ricos em carboidratos que leva em consideração o número de moléculas de glicose presentes em sua composição e quanto tempo elas levam para entrar na corrente sanguínea.

Carboidratos de alto índice glicêmico são digeridos e metabolizados rapidamente, aumentando o nível de glicose no sangue de forma repentina. Por isso, devem ser evitados pelos diabéticos.

Já os carboidratos com baixo índice glicêmico são metabolizados mais lentamente ao longo do dia, evitando os picos de hiperglicemia. Pelo mesmo motivo, são muito indicados para os praticantes de atividades físicas intensas ou esportes de alta performance. Além disso, a digestão mais lenta prolonga a sensação de saciedade, evitando a fome entre as refeições, o que ajuda a perder peso.

Vale lembrar que os carboidratos não podem ser eliminados da dieta, pois são eles que fornecem energia para o corpo. O que é necessário é escolhê-los da maneira correta, preferindo os de índice glicêmico mais baixo.

Tabela de índice glicêmico

Quando a pessoa ingere mais glicose do que a insulina produzida pelo seu organismo consegue transportar para dentro das células, ela se transforma em triglicerídios e outras substâncias armazenadas no corpo em forma de gordura. Se continuar exagerando na carga glicêmica, ela pode desenvolver resistência à insulina, sobrecarregando o pâncreas e causando diabetes tipo 2.

A escala de índice glicêmico usa como referência o pão branco, que tem índice glicêmico altíssimo (100). Alimentos com índice glicêmico acima de 70 (alto índice glicêmico) devem ser evitados por quem tem diabetes mellitus. Se o alimento tiver índice entre 55 e 70 (moderado índice glicêmico), pode ser consumido esporadicamente e em pequenas quantidades. Já os alimentos com índice abaixo de 55 (baixo índice glicêmico) estão liberados.

Você pode conferir a tabela oficial de índice glicêmico da Sociedade Brasileira de Diabetes no site: http://www.sempr.org.br/protocolos/protocolo02.asp.

Alimentos com baixo índice glicêmico

Confira alguns exemplos de alimentos com baixo índice glicêmico:

  • Iogurte light (20)
  • Amendoim (21)
  • Feijão de soja (25)
  • Farelo de trigo (27)
  • Cereja (32)
  • Lentilha (36)
  • Pão de aveia (43)
  • Leite de soja (43)
  • Leite desnatado (46)
  • Pêra (53)
  • Maçã (54)
  • Ameixa (55)
  • Pão de cevada (55)

Espero que a lista o/a ajude a escolher melhor quais os alimentos a incluir no seu dia a dia de forma a melhorar o seu bem estar e a manter os seus diabetes controlados.



Sobre Aprenda a Controlar os Diabetes

Olá! Bem-vindo ao site Controlar os Diabetes, tenho estudado esta área da saúde estes últimos 5 anos da minha vida. Tenho família que sofre de diabetes e por isso comecei a pesquisar métodos e dicas a seguir para os evitar e/ou manter controlados, durante essas pesquisas aprendi muita coisa útil que foram úteis a diabéticos de todos os tipos, e o meu objetivo com o www.controlarosdiabetes.com é passar-vos todas essas dicas.


Comentários

Siga-nos
Videos
Error type: "Forbidden". Error message: "The request cannot be completed because you have exceeded your quota." Domain: "youtube.quota". Reason: "quotaExceeded".

Did you added your own Google API key? Look at the help.

Check in YouTube if the id PLLzOM4Svast5BYOOg3NaUZQCIZPtUStJZ belongs to a playlist. Check the FAQ of the plugin or send error messages to support.
Publicidade
Obrigado pela sua visita! Gostou de ler os artigos?
Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
O seu email está seguro, nunca enviamos SPAM.