Artigo sobre: Controlar a Diabetes

10 dicas simples para controlar os diabetes

Sabia que manter o diabetes sob controle não depende só de medicamentos? Confira o que fazer para evitar as crises de hipoglicemia e hiperglicemia, que podem causar sequelas graves, aprenda a controlar os diabetes agora mesmo!

10 dicas para controlar os diabetes…

10 dicas simples para controlar os diabetes
10 dicas simples para controlar os diabetes

Confira neste artigo 10 dicas que qual quer pessoa pode seguir para controlar os diabetes de forma rápida, simples e natural.

1. Coma de três em três horas

Longos períodos em jejum podem provocar crises de hipoglicemia (quando a taxa de açúcar no sangue abaixa demais, causando mal-estar, tonturas e desmaios). Se você trabalha ou estuda fora, carregue sempre um lanchinho saudável para comer entre as refeições: biscoito integral, iogurte, barras de cereal e mix de castanhas quebram um galho e são fáceis de transportar.

2. Cuidado com as frutas

As frutas também tem açúcar, portanto consuma-as com moderação. Uma dica é misturá-las com iogurte ou granola. Prefira sempre comer a fruta a tomar o suco, pois as fibras são benéficas para a saúde e o açúcar do suco é absorvido muito rapidamente. Algumas frutas excelentes para diabéticos: morango, cereja (in natura), maçã, pêra, pêssego, goiaba, abacaxi e ameixa.

3. Evite alimentos industrializados

Alimentos industrializados apresentam alto índice de açúcares e são pobres em nutrientes, tanto que são chamados pelos nutricionistas de “calorias vazias”. Além disso, possuem conservantes químicos, gorduras saturadas e sódio em excesso, que pode causar até mesmo hipertensão arterial. Passe longe.

4. Coma alimentos ricos em fibras

Uma dieta rica em fibras ajuda muito no controle de diabetes, pois elas tornam mais lenta a absorção do açúcar dos alimentos. Além disso, as fibras diminuem o colesterol do sangue e “limpam” o intestino, levando consigo as substâncias tóxicas presentes em alguns alimentos. São encontradas principalmente nos legumes, nas cascas das frutas e nos alimentos integrais.

5. Doces são permitidos, com cautela

Você pode comer um doce uma vez ou outra, porém sempre depois de uma refeição e em pequena quantidade. Se possível, faça uma caminhada logo em seguida.

6. Acompanhe as oscilações do açúcar

É fundamental fazer o acompanhamento dos níveis de açúcar no sangue todos os dias. No começo, anote os valores pela manhã (ainda em jejum), antes e após cada refeição. Isso é importante para que você perceba quais alimentos mantém sua glicemia estável e quais aumentam muito os níveis. Quando os valores começarem a estabilizar, seu médico poderá orientar que faça a medição apenas uma ou duas vezes ao dia.

7. Pratique exercícios

Exercícios físicos regulares fazem toda a diferença no tratamento da diabetes. Escolha a atividade que mais lhe agradar: quanto mais músculos forem movimentados durante o exercício, melhor. Faça sempre uma avaliação médica antes de iniciar os exercícios, pois portadores de diabetes têm mais facilidade em desenvolver doenças cardíacas.

8. Cuide dos seus pés

A neuropatia diabética é um problema causado pelo diabetes que cauda perda da sensibilidade, deformações e alteração na mobilidade dos pés. Cuide de seus pés com carinho, e se notar qualquer alteração incomum procure seu médico o quanto antes.

9. Evite bebidas alcoólicas

O álcool é muito calórico, e seu consumo frequente predispõe à obesidade, um dos principais inimigos do combate à diabetes. Homens não devem ultrapassar duas doses por dia e mulheres, apenas uma (uma dose equivale a 350ml de cerveja, 150ml de vinho ou 45ml de bebida destilada).

10. Nunca abandone o acompanhamento médico

Embora uma alimentação balanceada e uma vida saudável sejam muito eficientes para controlar todos os tipos de diabetes, nada substitui o acompanhamento médico. Não falte às consultas periódicas e informe-o caso surja qualquer sintoma incomum.



Sobre Aprenda a Controlar os Diabetes

Olá! Bem-vindo ao site Controlar os Diabetes, tenho estudado esta área da saúde estes últimos 5 anos da minha vida. Tenho família que sofre de diabetes e por isso comecei a pesquisar métodos e dicas a seguir para os evitar e/ou manter controlados, durante essas pesquisas aprendi muita coisa útil que foram úteis a diabéticos de todos os tipos, e o meu objetivo com o www.controlarosdiabetes.com é passar-vos todas essas dicas.


Comentários

Siga-nos
Publicidade
Obrigado pela sua visita! Gostou de ler os artigos?
Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
O seu email está seguro, nunca enviamos SPAM.