Artigo sobre: Evitar Diabetes

8 dicas práticas para evitar diabetes

Você sabia que 15% da população brasileira sofre de diabetes e que a maioria adquire a doença por causa de hábitos prejudiciais à saúde? Saiba como evitar diabetes e não entre para essa estatística.

Muita gente usa a vida moderna como um pretexto para não cuidar da saúde. Porém, abusar de fast food e alimentos industrializados, não praticar exercícios físicos, fumar e beber demais aumentam os riscos de desenvolver diabetes tipo 2, mesmo que você não tenha predisposição genética.

8 dicas práticas para evitar diabetes…

8 dicas práticas para evitar diabetes
8 dicas práticas para evitar diabetes

Conheça algumas formas simples de diminuir as chances de sofrer dessa doença (ou pelo menos mantê-la sob controle).

1. Alimente-se bem

O diabetes está relacionado diretamente com a qualidade da alimentação. Prefira sempre alimentos frescos: verduras, legumes, grãos, frutas e amêndoas. Sementes como a linhaça e a chia também são muito bons e aumentam a sensação de saciedade, evitando que você coma demais. Prefira carnes magras e aumente a ingestão de peixes. Evite enlatados e industrializados, ricos em sódio e conservantes.

2. Coma alimentos com fibras

Fibras ajudam a manter-se saciado por mais tempo, limpam o intestino de toxinas e auxiliam no seu funcionamento. Elas estão presentes principalmente na casca das frutas, nos cereais, legumes, grãos, aveia, brócolis e nos alimentos integrais. Aliás, o carboidrato integral é sempre preferível ao refinado, que aumenta o nível de glicose no sangue rápido demais.

3. Não exagere no açúcar

Não há problema em comer um doce de vez em quando, mas não exagere. Evite estocar alimentos açucarados em casa, e quando estiver com vontade de comer doce, opte por uma fruta. Deu sede? Beba ÁGUA! Nada de refrigerantes, refrescos, drinks, sucos de caixinha, água com sabor e energéticos: além de engordar, essas calorias vazias e desnecessárias aumentam o risco de diabetes.

4. Exercite-se

Pesquisas recentes concluíram que 30 minutos diários de atividade física moderada são suficientes para prevenir diabetes, problemas cardíacos, hipertensão e diminuir o colesterol. De quebra, os exercícios ajudam a manter o peso estável e melhorar o humor, prevenindo ansiedade e depressão.

5. Perca a barriga

Se você seguir os itens 1 a 4, provavelmente não terá barriga para perder. Pessoas sedentárias e com maus hábitos alimentares acumulam mais gordura visceral, que se acumula entre os órgãos da região abdominal e no fígado. A gordura visceral obriga o pâncreas a trabalhar mais e a longo prazo causa aumento da pressão arterial, do colesterol e do risco de diabetes tipo 2.

6. Durma bem

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos provou que dormir pouco ou mal altera o ritmo do metabolismo e aumenta o risco de obesidade, podendo significar o ganho de até 4,5kg ao ano. Com a obesidade, aumenta a glicose circulando no corpo e o risco de diabetes.

7. Evite o stress

Um estudo feito no Canadá observou os hábitos de mais de 7.000 mulheres e concluiu que o stress no trabalho dobra o risco de desenvolver diabetes tipo 2. Isso acontece porque o stress está ligado ao sedentarismo, ao consumo de alimentos gordurosos e calóricos e aumenta a produção de hormônios como cortisol e adrenalina, que favorecem o surgimento da doença.

8. Não se automedique

Alguns medicamentos, especialmente os à base de cortisona, aumentam os riscos de desenvolver diabetes quando usados continuamente. Por isso, evite medicar-se sem orientação médica.

E você? Utiliza algumas destas dicas para controlar os seus diabetes? Fico a aguardar a sua resposta nos comentários abaixo!



Sobre Aprenda a Controlar os Diabetes

Olá! Bem-vindo ao site Controlar os Diabetes, tenho estudado esta área da saúde estes últimos 5 anos da minha vida. Tenho família que sofre de diabetes e por isso comecei a pesquisar métodos e dicas a seguir para os evitar e/ou manter controlados, durante essas pesquisas aprendi muita coisa útil que foram úteis a diabéticos de todos os tipos, e o meu objetivo com o www.controlarosdiabetes.com é passar-vos todas essas dicas.


Comentários

Siga-nos
Publicidade
Obrigado pela sua visita! Gostou de ler os artigos?
Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
O seu email está seguro, nunca enviamos SPAM.