Artigo sobre: Controlar a Diabetes Dúvidas Comuns
Cereais integrais são um ótimo complemento para a dieta de pessoas que sofrem de diabetes. Saiba por que e confira dicas para incluí-los na sua alimentação.
Você tem o hábito de consumir cereais regularmente? Se não tem, deveria. Pessoas que ingerem grãos integrais todos os dias têm mais facilidade para manter-se no peso ideal, apresentam baixo nível de colesterol e sofrem menos de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.
Se você já é diabético, os cereais ajudam a manter a glicose no sangue sob controle e podem até mesmo diminuir a dose diária de medicamentos.
Grãos como aveia, centeio e cevada, se consumidos em sua forma integral, são ricos em fibras solúveis, as melhores para regular os níveis de açúcar no sangue. Estudos comprovaram que pessoas que consomem grãos integrais regularmente apresentam maior sensibilidade à insulina e mais facilidade de absorção da glicose.
Isso acontece porque cereais são ricos em fibras e possuem baixo índice glicêmico, ou seja, demoram mais do que os carboidratos refinados para serem metabolizados e absorvidos pelo organismo. Assim, o nível de glicose no sangue sobe devagar, evitando crises de hiperglicemia.
Outra vantagem da digestão mais lenta é que a pessoa se sente saciada por mais tempo, diminuindo a vontade de comer entre as refeições.
Os pesquisadores acreditam também que o magnésio, mineral presente em grande quantidade nos cereais, possua um papel importante na prevenção e no tratamento do diabetes tipo 2.
Segundo pesquisadores, quanto maior o tamanho do grão, melhor sua eficiência no controle de diabetes. Os cereais ricos em fibras solúveis também são mais benéficos que os que contém mais fibras insolúveis, pois são elas que diminuem o colesterol e a taxa de glicose no sangue.
Os cereais podem ser consumidos de várias formas: com iogurte, batidos com suco de frutas, com frutas picadas, em pães, bolos ou biscoitos.
Os grãos mais indicados pelos médicos a quem sofre de diabetes mellitus são: