A importância dos cereais na alimentação para diabéticos

Cereais integrais são um ótimo complemento para a dieta de pessoas que sofrem de diabetes. Saiba por que e confira dicas para incluí-los na sua alimentação.

Cereais na alimentação para diabéticos

Você tem o hábito de consumir cereais regularmente? Se não tem, deveria. Pessoas que ingerem grãos integrais todos os dias têm mais facilidade para manter-se no peso ideal, apresentam baixo nível de colesterol e sofrem menos de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.

Se você já é diabético, os cereais ajudam a manter a glicose no sangue sob controle e podem até mesmo diminuir a dose diária de medicamentos.

Grãos como aveia, centeio e cevada, se consumidos em sua forma integral, são ricos em fibras solúveis, as melhores para regular os níveis de açúcar no sangue. Estudos comprovaram que pessoas que consomem grãos integrais regularmente apresentam maior sensibilidade à insulina e mais facilidade de absorção da glicose.

Isso acontece porque cereais são ricos em fibras e possuem baixo índice glicêmico, ou seja, demoram mais do que os carboidratos refinados para serem metabolizados e absorvidos pelo organismo. Assim, o nível de glicose no sangue sobe devagar, evitando crises de hiperglicemia.

Outra vantagem da digestão mais lenta é que a pessoa se sente saciada por mais tempo, diminuindo a vontade de comer entre as refeições.

Os pesquisadores acreditam também que o magnésio, mineral presente em grande quantidade nos cereais, possua um papel importante na prevenção e no tratamento do diabetes tipo 2.

Melhores cereais para diabéticos

Segundo pesquisadores, quanto maior o tamanho do grão, melhor sua eficiência no controle de diabetes. Os cereais ricos em fibras solúveis também são mais benéficos que os que contém mais fibras insolúveis, pois são elas que diminuem o colesterol e a taxa de glicose no sangue.

Os cereais podem ser consumidos de várias formas: com iogurte, batidos com suco de frutas, com frutas picadas, em pães, bolos ou biscoitos.

Os grãos mais indicados pelos médicos a quem sofre de diabetes mellitus são:

  • Quinoa: rica em antioxidantes, proteínas e gorduras que protegem o coração.
  • Centeio: ajuda a perder peso (a obesidade pode agravar o diabetes), previne doenças cardiovasculares e alivia problemas digestivos.
  • Cevada: possui vitamina B3, que ajuda a prevenir doenças cardíacas, e selênio, mineral difícil de encontrar na natureza, que aumenta a imunidade e previne desde gripes até alguns tipos de câncer.
  • Aveia: rica em fibras, ajuda no bom funcionamento do intestino e protege o coração contra doenças cardiovasculares.
  • Linhaça: contém ômega 3 e ligninas, que estabilizam os níveis de estrogênio, aliviando os sintomas da menopausa e prevenindo o câncer de mama.
  • Milho: considerado um dos alimentos mais completos que existem, deve ser consumido com moderação, pois é bastante calórico. Contém antioxidantes que previnem catarata e outros problemas nos olhos. Uma ótima forma de consumi-lo é a pipoca, que pode substituir o pão quando bate aquela fome fora de hora.


Sobre Aprenda a Controlar os Diabetes

Olá! Bem-vindo ao site Controlar os Diabetes, tenho estudado esta área da saúde estes últimos 5 anos da minha vida. Tenho família que sofre de diabetes e por isso comecei a pesquisar métodos e dicas a seguir para os evitar e/ou manter controlados, durante essas pesquisas aprendi muita coisa útil que foram úteis a diabéticos de todos os tipos, e o meu objetivo com o www.controlarosdiabetes.com é passar-vos todas essas dicas.


Comentários

Siga-nos
Publicidade
Obrigado pela sua visita! Gostou de ler os artigos?
Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
O seu email está seguro, nunca enviamos SPAM.