Artigo sobre: Controlar a Diabetes

Como controlar a diabetes com exercícios físicos

Você sabia que praticar exercícios regularmente ajuda a controlar a diabetes? Saiba quais são os esportes mais indicados para os diabéticos e os cuidados que devem ser tomados antes e durante a atividade.

Vantagens do exercício físico

A prática de atividade física exige um consumo maior de glicose pelos músculos; com isso, há uma diminuição do nível de glicose no sangue. Algumas vezes, pode-se até mesmo conseguir a redução da dose dos medicamentos.

Exercitar-se regularmente também melhora a oxigenação do cérebro, diminui o colesterol, evita osteoporose e obesidade e ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, que atingem os diabéticos com muito mais frequência do que os não diabéticos.

Atividades mais indicadas para diabéticos

Os exercícios mais benéficos para controle de diabetes são os aeróbicos e que movimentam vários grupos musculares, como corrida, caminhada, ciclismo, natação, dança, hidroginástica e ginástica aeróbica de baixo impacto. Se você não sofre de problemas oculares, a musculação também é bastante benéfica, principalmente para pernas e braços.

O ideal é fazer meia hora de exercícios todos os dias, sempre com intensidade leve a moderada e se possível com a supervisão de um profissional, isso irá ajudá-lo(la) a controlar a diabetes.

Não são recomendados esportes que exponham o praticante a riscos desnecessários, como boxe, artes marciais, alpinismo, halterofilismo e mergulho em águas profundas.

Cuidados fundamentais

  • Antes de começar a praticar uma atividade física, consulte seu médico para saber se há alguma restrição e definir a frequência e a intensidade do exercício. É importante fazer exames para avaliar como está a saúde do coração e evitar problemas futuros.
  • Escolha um calçado confortável, sem costuras internas grossas e use meias macias para proteger os pés e evitar ferimentos. Caso surja alguma lesão, suspenda atividades como corridas e caminhadas.
  • Nunca se exercite em jejum. Se você fez a última refeição há mais de duas horas, coma um lanche antes da atividade.
  • Meça sua glicemia antes de começar o exercício. Se estiver abaixo de 100mg/dl, você deve ingerir 15g de carboidratos (uma barra de cereal, uma fruta ou três bolachas água e sal). Se estiver acima de 300mg/dl, deixe a atividade para outro dia (há o risco de elevar ainda mais a glicemia).
  • Se a atividade for de longa duração, é preciso repor mais 15g de carboidratos para evitar hipoglicemia.
  • Se você usa insulina, não se exercite durante o pico de absorção (4 horas após a aplicação para a insulina regular e entre 8 a 10 horas para a NPH) nem logo após as refeições (espere uma hora para começar).
  • Beba muita água durante o exercício para manter o corpo hidratado.
  • Alongue-se antes e depois para evitar lesões musculares.

Concluindo, é possível controlar a diabetes com exercício físico?

É mais que possível controlar a diabetes com exercício físico e qual quer pessoa o pode fazer. Tal como pode observar no artigo acima existem coisas básicas, fáceis de implementar na nossa vida, que podem melhorar o nosso estado de saúde de um dia para o outro.

Não se esqueça que se tiver força de vontade tudo é possível, controle os seus diabetes e sinta-se melhor.



Sobre Aprenda a Controlar os Diabetes

Olá! Bem-vindo ao site Controlar os Diabetes, tenho estudado esta área da saúde estes últimos 5 anos da minha vida. Tenho família que sofre de diabetes e por isso comecei a pesquisar métodos e dicas a seguir para os evitar e/ou manter controlados, durante essas pesquisas aprendi muita coisa útil que foram úteis a diabéticos de todos os tipos, e o meu objetivo com o www.controlarosdiabetes.com é passar-vos todas essas dicas.


Comentários

Siga-nos
Publicidade
Obrigado pela sua visita! Gostou de ler os artigos?
Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
O seu email está seguro, nunca enviamos SPAM.