Como controlar a diabetes com leguminosas

Os grãos de leguminosas possuem propriedades que ajudam a controlar o nível de glicose no sangue. Saiba como introduzi-los na alimentação e aproveitar ao máximo seus benefícios.

Quando se fala em alimentos para diabéticos, a maioria das pessoas só pensa em produtos integrais e sem açúcar e acabam deixando de lado os grãos, importantes aliados no controle da glicemia.

Os grãos estão na base da pirâmide alimentar e devem ser consumidos todos os dias. São alimentos energéticos ricos em fibras, o que ajuda no funcionamento do intestino e prolonga a sensação de saciedade ao longo do dia, evitando a fome entre refeições. Além disso, possuem altíssima concentração de proteínas, minerais e vitaminas.

Entre seus inúmeros benefícios para a saúde, além do controle de diabetes, podemos citar a diminuição do colesterol ruim no sangue, proteção contra os radicais livres, controle da pressão arterial, prevenção de anemias e equilíbrio do sistema hormonal feminino, reduzindo cólicas menstruais e aliviando o desconforto da menopausa.

Grãos que devem ser incluídos na alimentação para diabéticos

As leguminosas (grãos retirados de vagens, como feijão, ervilha e soja) foram usadas durante séculos como forma de tratamento para diabetes, e sua eficácia foi comprovada por diversas pesquisas recentes.

Confira os grãos mais indicados para quem tem diabetes mellitus:

Grão de bico: considerado por pesquisadores internacionais como a melhor leguminosa para diabéticos; contém um tipo de amido que ajuda a manter a flora intestinal, favorecendo o sistema imunológico. Pode ser consumido em saladas, sopas ou cozidos.

Feijão: o feijão preto e o carioca são mais eficazes no controle de diabetes do que as outras variedades. Segundo alguns pesquisadores, ajuda a controlar a vontade de comer certos alimentos calóricos e/ou gordurosos. A melhor forma de consumir o feijão é acompanhado de arroz (de preferência, integral); evite adicionar linguiças e carnes gordas, como o bacon.

Lentilha: pouco calórica, pode substituir o feijão de todo dia ou ser usada para preparar sopas e saladas.

Ervilha: pode ser encontrada seca, verde ou em vagem, com propriedades nutricionais bastante parecidas (a versão seca é menos calórica). Use em saladas, omeletes, recheios, sopas e cremes.

Soja: versátil e com dezenas de propriedades funcionais, vem sendo muito usada para substituir a carne em dietas veganas. É pouco calórica, rica em proteínas e encontrada em diversas apresentações, como o grão integral, leite, queijo, farinhas e proteína texturizada (“carne” de soja).



Sobre Aprenda a Controlar os Diabetes

Olá! Bem-vindo ao site Controlar os Diabetes, tenho estudado esta área da saúde estes últimos 5 anos da minha vida. Tenho família que sofre de diabetes e por isso comecei a pesquisar métodos e dicas a seguir para os evitar e/ou manter controlados, durante essas pesquisas aprendi muita coisa útil que foram úteis a diabéticos de todos os tipos, e o meu objetivo com o www.controlarosdiabetes.com é passar-vos todas essas dicas.


Comentários

Siga-nos
Publicidade
Obrigado pela sua visita! Gostou de ler os artigos?
Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
O seu email está seguro, nunca enviamos SPAM.