Como controlar a diabetes mudando 8 pequenos hábitos

Alguns hábitos do dia-a-dia atrapalham no controle de diabetes. Saiba quais são e o que fazer para mudá-los.

Como controlar a diabetes?

  1. Saiba mais sobre a Diabetes Tipo 1
  2. Pré-diabetes: o que é, como evitar, como combater

As complicações da diabetes são a quarta maior causa de morte por doenças no mundo. No entanto, caso o diabético siga as recomendações médicas e se comprometa com uma real mudança de hábitos, pode levar uma vida totalmente normal por muitos anos.
Uma das maneiras mais simples de manter a diabetes sob controle é mudar alguns hábitos do dia-a-dia. Confira a seguir.

1. Troque os carboidratos simples pelos integrais

Massas, pães e grãos integrais são ricos em fibras e ajudam muito no controle de diabetes. Claro que ninguém precisa deixar de comer aquele pãozinho francês crocante. Mas que tal trocar o arroz, o macarrão, o pão de forma e o cereal matinal pelas versões integrais? Já é um grande avanço.

2. Adote alimentação fresca e variada

Os nutricionistas dizem que quanto mais colorido o prato, mais nutrientes ele contém. Prefira alimentos frescos e crus, variando os legumes, frutas e verduras todos os dias. Inclua na sua dieta alimentos de todos os grupos da pirâmide alimentar.

3. Coma a fruta em vez de beber o suco

A fruta inteira é rica em fibras, e boa parte delas é perdida ao virar suco. Prefira comê-las frescas e inteiras, se possível com casca, bagaço e sementes. Quando estiver com vontade de tomar suco, esqueça as versões industrializadas: faça-o em casa e use as frutas inteiras. Beba na hora, pois as vitaminas se perdem em contato com o ar.

4. Troque as carnes gordurosas por peixe e aves

Carnes brancas contém menos gordura que as vermelhas, e peixes são bons para o coração e ajudam a aumentar a produção de insulina pelo próprio corpo. Os laticínios também devem ser trocados pelas versões desnatadas ou com menos gordura.

5. Mastigue bem

Temos mania de fazer as refeições correndo, o que não dá tempo suficiente para que o estômago avise o cérebro de que você já está satisfeito. Coma com calma e mastigue bem cada porção antes de engolir. Além de ficar satisfeito mais rapidamente, você aproveita melhor o sabor dos alimentos e tem menos problemas com gases.

6. Diminua o açúcar em vez de trocá-lo por adoçante

Exagerar no adoçante pode fazer mal à saúde. Da próxima vez que for tomar um cafezinho, tente apreciar o sabor da bebida, diminuindo a cada dia um pouco do adoçante. O mesmo vale para chás, sucos e vinhos (troque o vinho suave pelo seco ou demi-sec).

7. Leia os rótulos

Ao comprar por um produto industrializado – diet ou não, preste atenção nas informações do rótulo e escolha sempre a que tiver menos gorduras saturadas, sódio e açúcar. Você vai se surpreender com a diferença que existe entre uma marca e outra.

8. Deixe o sedentarismo de lado

Encontre um esporte que seja prazeroso para você e pratique-o cerca de três vezes por semana. Além de ajudar no controle de diabetes, a atividade física melhora o sono, a disposição e o humor e evita doenças cardiovasculares e circulatórias. Não tem tempo? Faça 10 minutos de atividades três vezes ao dia: vale trocar o elevador pela escada, ir almoçar a pé ou fazer uma caminhada leve depois das refeições.



Sobre Aprenda a Controlar os Diabetes

Olá! Bem-vindo ao site Controlar os Diabetes, tenho estudado esta área da saúde estes últimos 5 anos da minha vida. Tenho família que sofre de diabetes e por isso comecei a pesquisar métodos e dicas a seguir para os evitar e/ou manter controlados, durante essas pesquisas aprendi muita coisa útil que foram úteis a diabéticos de todos os tipos, e o meu objetivo com o www.controlarosdiabetes.com é passar-vos todas essas dicas.


Comentários

Siga-nos
Publicidade
Obrigado pela sua visita! Gostou de ler os artigos?
Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
O seu email está seguro, nunca enviamos SPAM.