Artigo sobre: Controlar a Diabetes

Como controlar os diabetes através da alimentação

Você sabia que a melhor maneira de controlar o diabetes é com uma boa alimentação? Confira a seguir os alimentos que não podem faltar na sua dieta para evitar os picos de glicemia, e assim controlar os diabetes através da alimentação.

Devemos controlar os diabetes através da alimentação?

Cuidar da alimentação é a melhor forma de prevenir o diabetes, até mesmo em pessoas que têm predisposição genética para desenvolver a doença. Para quem já é portador, manter uma dieta saudável torna-se fundamental para evitar o aumento do nível de glicose no sangue e até mesmo para estimular a produção de insulina.

Alimentos que devem ser evitados

Quem tem diabetes deve evitar alimentos refinados, doces ou com alto teor de açúcar e não deve ingerir dois alimentos ricos em carboidrato ao mesmo tempo (por exemplo: arroz e batata). Deve-se evitar também frituras, bebidas alcoólicas, embutidos, carnes gordas, refrigerantes, sorvetes cremosos, pele de aves, alimentos industrializados e condimentos fortes (caldo de carne, catchup, molho inglês e outros).

Alimentos com baixo índice glicêmico

Índice glicêmico é a velocidade de liberação do açúcar dos alimentos no sangue. Os alimentos de baixo índice glicêmico são digeridos mais lentamente, evitando a hiperglicemia. Além disso, ajudam a perder peso, pois evitam que a pessoa tenha fome entre as refeições.

Se você tem diabetes, inclua na sua alimentação: leite e iogurte desnatado, leguminosas (feijão, soja, ervilha, grão de bico e lentilha), amendoim, cenoura, amêndoas, arroz integral, linhaça, chia, aveia, farinhas funcionais, macarrão integral, maçã, pera e ameixa.

Alimentos que estimulam a produção de insulina

Poucas pessoas sabem que existem alimentos capazes de ajudar o organismo a produzir insulina, o hormônio responsável pelo metabolismo da glicose e que é produzido com deficiência pela pessoa portadora de Diabetes Tipo 1.

Segundo uma pesquisa feita na Universidade da Carolina do Norte, alimentos com ômega 3 e leucina aumentam a produção natural de insulina pelo organismo. No estudo, essas substâncias chegaram a barrar o desenvolvimento do diabetes por até dois anos em jovens recém-diagnosticados.

A leucina pode ser encontrada na soja e nos laticínios. Já o ômega 3 está presente nos peixes (sardinha, salmão, bacalhau, cação, atum, truta), brócolis, rúcula, linhaça, chia, amêndoas e azeite de oliva.

Dieta mediterrânea

Pesquisadores da Universidade da Califórnia e do Merton College (Reino Unido) descobriram que o consumo de alimentos típicos da cultura mediterrânea ajuda a diminuir os picos de glicose no sangue, beneficiando principalmente quem sofre de diabetes tipo 2. Além disso, a dieta mediterrânea é saudável para o coração.

Para aproveitar seus benefícios, inclua no cardápio azeite extra virgem, vegetais frescos, legumes cozidos no vapor, tomate, peixes, castanhas e grãos. E esqueça os alimentos industrializados!

Você segue ou vai passar a seguir algumas das dicas dadas neste artigo? Conto com a sua honesta opinião nos comentários abaixo :)



Sobre Aprenda a Controlar os Diabetes

Olá! Bem-vindo ao site Controlar os Diabetes, tenho estudado esta área da saúde estes últimos 5 anos da minha vida. Tenho família que sofre de diabetes e por isso comecei a pesquisar métodos e dicas a seguir para os evitar e/ou manter controlados, durante essas pesquisas aprendi muita coisa útil que foram úteis a diabéticos de todos os tipos, e o meu objetivo com o www.controlarosdiabetes.com é passar-vos todas essas dicas.


Comentários

Siga-nos
Publicidade
Obrigado pela sua visita! Gostou de ler os artigos?
Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
O seu email está seguro, nunca enviamos SPAM.