Diabetes e as dietas da moda: vale a pena arriscar?

Será que as dietas da moda (Dukan, dieta da proteína, detox, Dr. Atkins, etc.) realmente cumprem o que prometem? Elas oferecem algum risco para quem tem diabetes?

Ano após ano, principalmente nos meses que antecedem o verão, a mídia nos atropela com alguma nova dieta que fez uma celebridade do cinema emagrecer 15kg em uma semana, ou secou a barriga de alguma ex-BBB. Algumas até tem princípios interessantes, mas a maioria corta completamente alguns alimentos e substitui refeições por líquidos.

Seria uma mentira dizer que essas dietas não funcionam. Funcionam, sim. Mas a que custo? Será que elas fazem bem à saúde? E quem tem diabetes, pode fazer esse tipo de dieta ou não?

Como funciona a perda de peso?

Para emagrecer, o corpo precisa gastar mais calorias do que você ingere com a alimentação. Isso é alcançado com um planejamento alimentar com alimentos pouco calóricos, ricos em fibras e com pouca gordura e açúcares.

Perceba que as dietas reduzem a quantidade de calorias ingeridas, mas não interferem em como o corpo as gasta. Para conseguir um aumento de peso efetivo e duradouro, é essencial realizar algum tipo de atividade física, desde usar as escadas em vez do elevador a praticar esportes regularmente. A atividade física aumenta a necessidade energética do organismo, que passa a usar a energia que fica armazenada em forma de gordura. É quando a pessoa efetivamente emagrece.

Por isso, dietas “milagrosas” que prometem secar 10kg sem nenhum esforço podem até funcionar em um primeiro momento, mas e depois? Quando você emagrecer tudo o que quer, vai voltar a comer normalmente, ou seja, o número de calorias ingeridas volta ao habitual. Como o corpo continua com o mesmo gasto energético de sempre, você engorda de novo – às vezes ganha até mais peso do que tinha conseguido perder. É o chamado “efeito sanfona”.

Saúde em primeiro lugar

Tudo bem que a obesidade é um fator de risco que ajuda a desenvolver diabetes tipo 2 e que piora o diabetes já existente. Mas emagrecer com dietas malucas é arriscado e pode colocar a saúde da pessoa em risco, pois priva o organismo de nutrientes fundamentais para o seu bom funcionamento.

Para o diabético, essa preocupação com a saúde deve ser ainda maior. Quem tem diabetes mellitus deve controlar a quantidade de carboidratos e outros açúcares, que são as principais fontes de energia para o corpo. Quando a pessoa corta também outros tipos de alimento, está correndo o risco de não fornecer ao organismo energia suficiente para suas atividades diárias. Isso pode provocar hipoglicemia, queda na imunidade e fadiga muscular.

Algumas das dietas mais difundidas atualmente oferecem ainda risco de osteoporose, sobrecarga dos rins e problemas cardíacos, aos quais os diabéticos já são naturalmente propensos.

Como emagrecer com saúde?

Em uma dieta balanceada não existem alimentos proibidos, nem mesmo para os diabéticos. Por sinal, o tipo de dieta mais benéfico para a saúde é aquele onde se come de tudo. Não adianta tentar emagrecer cortando um determinado grupo de alimentos por certo período: o que realmente garante um resultado duradouro é a reeducação alimentar aliada a atividades físicas.

Se você quer emagrecer, converse com seu endocrinologista ou procure um profissional da área de Nutrição, que certamente vão te indicar um plano alimentar que respeite sua diabetes e não coloque sua saúde em rico.

 



Sobre Aprenda a Controlar os Diabetes

Olá! Bem-vindo ao site Controlar os Diabetes, tenho estudado esta área da saúde estes últimos 5 anos da minha vida. Tenho família que sofre de diabetes e por isso comecei a pesquisar métodos e dicas a seguir para os evitar e/ou manter controlados, durante essas pesquisas aprendi muita coisa útil que foram úteis a diabéticos de todos os tipos, e o meu objetivo com o www.controlarosdiabetes.com é passar-vos todas essas dicas.


Comentários

Siga-nos
Publicidade
Obrigado pela sua visita! Gostou de ler os artigos?
Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
O seu email está seguro, nunca enviamos SPAM.