Artigo sobre: Dúvidas Comuns

O que é a Diabetes Tipo 1

O diabetes tipo 1 (anteriormente chamado de diabetes insulino-dependente ou diabetes juvenil) acontece quando o pâncreas perde a sua capacidade de produzir o hormônio insulina. Na diabetes tipo 1, os próprios ataques do sistema imunológico do paciente destrói as células do pâncreas que produzem insulina. Quando essas células são destruídas, eles deixam de produzir insulina.

Embora ninguém saiba ao certo por que isso acontece, os cientistas pensam que tem algo a ver com os genes. Mas apenas recebendo os genes de diabetes não é suficiente. Geralmente uma pessoa tem de ser exposta a algo mais – como um vírus – para obter a diabetes tipo 1.

O diabetes tipo 1 não pode ser evitado, e não há nenhuma maneira prática de prever quem irá sofrer dessa doença. Uma vez que uma pessoa tem diabetes tipo 1, a condição não desaparece e requer tratamento ao longo da vida. Trata-se, pura e simplesmente, de uma doença sem cura efetiva. Crianças e adolescentes com diabetes do tipo 1 dependem de injeções diárias de insulina ou de uma bomba de insulina para controlar os seus níveis de glicose no sangue.

Apesar de não ter cura efetiva, um diagnóstico da diabetes tipo 1 logo nos seus estágios iniciais ajuda no tratamento futuro. Os pais devem estar atentos a possíveis sinais dessa doença nos seus filhos, tais como urinar demasiadas vezes, uma sede constante anormal, perda de peso e cansaço frequente. Caso os jovens apresentem algum destes sinais, os pais devem levá-los imediatamente a um médico especialista nesta doença.

Em alguns casos, outros sintomas podem ser o sinal de que algo está errado. Às vezes, o primeiro sinal de diabetes é incontinência urinária em crianças pequenas, sendo que os pais devem estar atentos aos lençois da cama dos filhos, confirmando frequentemente se estão secos ou molhados. A possibilidade de diabetes também deve ser suspeitada se uma infeção vaginal ocorrer numa menina que ainda não começou a puberdade.



Sobre Aprenda a Controlar os Diabetes

Olá! Bem-vindo ao site Controlar os Diabetes, tenho estudado esta área da saúde estes últimos 5 anos da minha vida. Tenho família que sofre de diabetes e por isso comecei a pesquisar métodos e dicas a seguir para os evitar e/ou manter controlados, durante essas pesquisas aprendi muita coisa útil que foram úteis a diabéticos de todos os tipos, e o meu objetivo com o www.controlarosdiabetes.com é passar-vos todas essas dicas.


Comentários

Siga-nos
Publicidade
Obrigado pela sua visita! Gostou de ler os artigos?
Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
O seu email está seguro, nunca enviamos SPAM.