Diabético também pode ir ao restaurante!

Não é preciso se privar do prazer de comer fora ao receber o diagnóstico de diabetes! Aprenda a escolher bem o que comer no restaurante.

O diabetes mellitus é uma doença que exige controle constante da alimentação. Porém, a correria da vida moderna impede quem mora nas grandes metrópoles de almoçar em casa todos os dias. Além disso, ninguém é de ferro, e nada como desfrutar de um jantar em um restaurante depois de uma semana cansativa de trabalho.

Desde que faça boas escolhas, o diabético pode perfeitamente comer fora de casa sem arriscar sua saúde. Confira algumas dicas para desfrutar do prazer de uma boa refeição com segurança.

  1. Qual restaurante escolher?

Sempre que possível, prefira os restaurantes com sistema self-service. Montando seu próprio prato, você pode aumentar a quantidade de verduras e legumes. A proporção ideal é que eles ocupem metade do prato, enquanto um quarto fica com proteínas e um quarto com carboidratos. Lembre-se que quanto mais colorido o seu prato, mais nutrientes ele contém. Mas atenção: legumes com alto índice glicêmico como batata, beterraba, cenoura e mandioquinha entram na conta dos carboidratos.

  1. Entrada

Opte pelas saladas ou patês de vegetais, e deixe de lado azeitonas, pães e manteigas. Por sinal, começar a refeição pela salada é uma ótima maneira de consumir um volume maior de alimentos saudáveis e saciar-se mais rápido.

  1. Prato principal

Prefira pratos assados, cozidos ou grelhados e sem molhos fortes ou gordurosos, e esqueça as frituras. Carnes magras como filé mignon, alcatra e maminha, aves e peixes têm passe livre. Trocar o arroz branco pelo integral também é uma boa.

Se optar por massas, escolha uma sem recheio (espaguete, fusilli, penne, talharim) e com molho primavera (com vegetais) ou ao sugo. Vai de pizza? Peça recheios com ricota, queijo branco, mussarela de búfala e vegetais como escarola, abobrinha e brócolis.

  1. Sobremesa

Dê preferência às frutas, ou se estiver com muita vontade de comer um doce, escolha uma opção com baixo teor de carboidratos e divida com outra pessoa. Pergunte ao garçom se há sobremesas diet ou sem açúcar.

  1. Bebidas

O refrigerante diet é visto com ressalvas pelos pesquisadores, pois apesar de não conter açúcar, leva corantes e conservantes que podem ser prejudiciais aos rins. Prefira um suco natural sem açúcar, água, chá ou vinho seco.

  1. Seja claro nos pedidos

Sempre pergunte ao garçom se a casa conta com opções para diabéticos, com baixo teor de carboidratos e sem adição de açúcar no cardápio. Peça sucos e sobremesas sem açúcar e os molhos de saladas e pratos principais à parte. Algumas pessoas pedem que metade do prato seja embalada para viagem antes mesmo de servida, como estratégia para diminuir o tamanho da porção.

  1. Monitore sua glicose

Vai sair à noite? Siga sua dieta à risca durante o dia. Cheque seu nível de glicose antes e depois da refeição, e antes e depois da sobremesa. Assim, você faz seu pedido com consciência e evita surpresas desagradáveis.



Sobre Aprenda a Controlar os Diabetes

Olá! Bem-vindo ao site Controlar os Diabetes, tenho estudado esta área da saúde estes últimos 5 anos da minha vida. Tenho família que sofre de diabetes e por isso comecei a pesquisar métodos e dicas a seguir para os evitar e/ou manter controlados, durante essas pesquisas aprendi muita coisa útil que foram úteis a diabéticos de todos os tipos, e o meu objetivo com o www.controlarosdiabetes.com é passar-vos todas essas dicas.


Comentários

Siga-nos
Publicidade
Obrigado pela sua visita! Gostou de ler os artigos?
Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
O seu email está seguro, nunca enviamos SPAM.