Dieta para diabetes gestacional: O que comer e o que evitar

A diabetes gestacional pode causar problemas de saúde e risco de vida para você e para o seu bebê. Saiba como controlá-la através da alimentação, sem necessidade de medicamentos.

A diabetes gestacional é um problema que afeta cerca de 7% das gestantes e aumenta o risco de complicações durante e após o parto. Sua principal causa é a produção de hormônios pela placenta que tornam as células resistentes à insulina, prejudicando a absorção da glicose. Na maioria dos casos, o tratamento pode ser feito apenas com mudanças na alimentação e atividade física moderada, não sendo necessário o uso de insulina.

Dieta para a diabetes gestacional

Dieta para diabetes gestacional: O que comer e o que evitar
Dieta para diabetes gestacional: O que comer e o que evitar

Confira o que você deve mudar na sua alimentação para evitar ou controlar diabetes gestacional.

Não coma demais

Não é porque você está grávida que precisa comer por duas pessoas. O ideal é fazer cinco ou seis refeições balanceadas por dia e não beliscar entre elas. Prefira sempre verduras e legumes crus e alimentos integrais, ricos em fibras e com menor índice glicêmico – sua digestão demora mais, aumentando o tempo de liberação da glicose no sangue e prolongando a sensação de saciedade.

Alguns alimentos com baixo índice glicêmico: brócolis, amendoim, maçã, pera, ameixa, grãos (lentilha, ervilha, feijão, grão de bico), macarrão integral ou de semolina, cenoura, amêndoas, cereais e pão de milho.

Cuidado com os carboidratos

Os carboidratos são divididos em simples e complexos. Quem tem diabetes mellitus gestacional deve evitar os do tipo simples, que são açúcares, mel e o açúcar presente nas frutas e preferir os complexos, que são absorvidos mais lentamente pelo intestino. Entre os alimentos com carboidratos complexos, estão mandioca, aveia, pães integrais, arroz e macarrão integral, milho e cereais.

Frutas contém nutrientes importantes e não podem ser excluídas da alimentação. Portanto, evite as muito adocicadas e coma sempre acompanhada de iogurte, cereais ou queijo branco.

Outra dica é nunca comer dois alimentos ricos em carboidratos na mesma refeição (exemplo: macarrão com arroz ou arroz com batata) e sempre acompanhá-los de um alimento rico em proteína magra, como peixe ou queijo branco.

Escolha as gorduras boas

Nem toda gordura é prejudicial à saúde. Durante a gestação, é importante consumir com moderação gorduras insaturadas, que contém nutrientes importantes para a formação do bebê e protegem o coração da mãe.

Entre os alimentos com gorduras insaturadas, os melhores são o azeite de oliva, óleo de canola, nozes e castanhas, abacate, linhaça, chia e peixes (salmão, sardinha, cavala, truta, atum).

Gordura saturada é aquela que apresenta estado sólido na temperatura ambiente, e deve ser eliminada da dieta. Está presente na carne vermelha, queijos, leite integral, manteiga, azeite de dendê, óleo de coco e de palma. As gorduras trans também são prejudiciais, e são encontradas na margarina, bolachas, sorvetes, salgadinhos chips e frituras.

Fuja dos industrializados

Temperos prontos (catchup, mostarda, molho inglês, caldo de carne), enlatados, salgadinhos tipo chips, bolachas, lanches de fast food, refrigerantes, sucos de caixinha, pratos prontos congelados e outros alimentos processados são riquíssimos em açúcar, gorduras saturadas e sódio. Ou seja: além do risco de diabetes, podem provocar aumento na pressão arterial e até mesmo eclâmpsia, que pode causar a morte da mãe e do bebê. Fuja deles durante a gestação!

A dieta para diabetes gestacional é um assunto muito delicado, pois algumas alterações podem privar o bebê de nutrientes importantes. Por isso, é importante contar sempre com o acompanhamento de um profissional da área de nutrição.

E você, está a fazer alguma dieta para proteger o seu bebê? Conte-nos a sua experiência nos comentários abaixo!



Sobre Aprenda a Controlar os Diabetes

Olá! Bem-vindo ao site Controlar os Diabetes, tenho estudado esta área da saúde estes últimos 5 anos da minha vida. Tenho família que sofre de diabetes e por isso comecei a pesquisar métodos e dicas a seguir para os evitar e/ou manter controlados, durante essas pesquisas aprendi muita coisa útil que foram úteis a diabéticos de todos os tipos, e o meu objetivo com o www.controlarosdiabetes.com é passar-vos todas essas dicas.


Comentários

Siga-nos
Publicidade
Obrigado pela sua visita! Gostou de ler os artigos?
Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
O seu email está seguro, nunca enviamos SPAM.