Artigo sobre: Dúvidas Comuns

Mitos e verdades sobre diabetes

Diabético não pode comer açúcar nem beber bebida alcoólica? Deve comprar apenas produtos diet? Descubra a verdade sobre essas e outras perguntas.

O diabetes atinge cerca de 12 milhões de pessoas só no Brasil e é a quarta doença que mais mata no mundo. No entanto, a doença é cercada de uma aura de desinformação sobre os cuidados a tomar para mantê-la sob controle. Descubra a verdade sobre o diabetes e evite sacrifícios desnecessários.

Mitos e verdades sobre diabetes

MITO Nº 1 – Quem tem diabetes não pode comer doce

Isso não é verdade. O que acontece no diabetes não é a incapacidade de processar o açúcar, e sim uma capacidade limitada. Como a insulina não trabalha da maneira correta, o excesso de açúcar consumido fica circulando na corrente sanguínea e pode causar sérios problemas.
O segredo da dieta para diabetes é balancear as refeições para não chegar a esse excesso. Se a sua diabetes é sempre bem controlada, você pode comer um brigadeiro ou uma fatia pequena de bolo num dia em que esteja com a glicose baixa sem problema nenhum.

MITO Nº 2 – Diabético não pode consumir bebida alcoólica

O que faz mal à saúde não é o consumo de álcool em si, mas o excesso dele. Pesquisas já confirmaram que o consumo de uma dose de bebida alcoólica por dia para mulheres e duas para homens podem até mesmo fazer bem à saúde.
Por exemplo: o vinho tinto contém flavonoides, que têm propriedades anti-inflamatórias, protegem o coração e evitam doenças cardiovasculares. Já a cerveja ajuda os rins a funcionarem melhor e previne hipertensão. Ambas as bebidas ajudam a prevenir diabetes. Mas atenção: uma dose equivale a 150ml de vinho ou 350ml de cerveja por dia. E não vale consumir as doses da semana inteira em um dia só, pois o abuso do álcool pode causar crises de hipoglicemia e outras consequências sérias para os diabéticos.

MITO Nº 3 – Diabetes passa dos pais para os filhos

O diabetes tipo 1 depende de fatores genéticos e normalmente aparece na infância ou na adolescência. Já o diabetes tipo 2 combina o fator genético com fatores de risco (principalmente má alimentação, obesidade, sedentarismo e tabagismo).
Quando os filhos de pais diabéticos aprendem desde cedo a levar uma vida saudável e manter uma alimentação balanceada, muitas vezes conseguem driblar a genética e não desenvolvem a doença.

MITO Nº 4 – Quem tem diabetes só pode consumir produtos diet

Os produtos diet foram criados para que os diabéticos tenham mais opções de escolha na hora das compras. Isso é bom na hora que bate aquela vontade de comer doce, mas optar sempre por eles não é recomendável. Os adoçantes artificiais são carregados de substâncias químicas que podem até mesmo sobrecarregar os rins se consumidos em excesso. Além disso, são cheios de gordura saturada e também são calóricos.
Não há problema nenhum em consumir alguns alimentos que contenham açúcar na composição, desde que sua diabetes esteja sempre controlada e que você consuma pequenas quantidades de cada vez. Quanto a sucos, chás e cafés, nem açúcar nem adoçante: tente se acostumar ao sabor natural dos alimentos.



Sobre Aprenda a Controlar os Diabetes

Olá! Bem-vindo ao site Controlar os Diabetes, tenho estudado esta área da saúde estes últimos 5 anos da minha vida. Tenho família que sofre de diabetes e por isso comecei a pesquisar métodos e dicas a seguir para os evitar e/ou manter controlados, durante essas pesquisas aprendi muita coisa útil que foram úteis a diabéticos de todos os tipos, e o meu objetivo com o www.controlarosdiabetes.com é passar-vos todas essas dicas.


Comentários

Siga-nos
Publicidade
Obrigado pela sua visita! Gostou de ler os artigos?
Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
O seu email está seguro, nunca enviamos SPAM.