Sementes que ajudam no tratamento para diabetes

Pesquisas descobriram que algumas sementes baratas e fáceis de encontrar funcionam como remédios naturais para diabetes. Conheça algumas a seguir.

Chia, linhaça, quinoa… Essas sementes estão na moda entre as pessoas que desejam perder peso. São ricas em fibras, portanto ajudam o intestino a funcionar melhor e limpam as toxinas que ficam nele depositadas, evitando várias doenças e até alguns tipos de câncer. Além disso, aumentam a sensação de saciedade e possuem uma enorme variedade de minerais e vitaminas difíceis de encontrar em outros alimentos.

Pesquisas recentes vêm comprovando que essas e outras sementes são ótimas aliadas no tratamento de diabetes, pois ajudam no controle da glicemia. O consumo regular pode, inclusive, ajudar a reduzir as doses diárias de medicamentos.

Saiba quais são as sementes mais indicadas para quem tem diabetes mellitus.

Chia

A chia é originária do México e era essencial na dieta dos astecas e maias. É rica em ferro, proteínas, cálcio e antioxidantes. Também é fonte de ômega 3, que estimula a produção de insulina pelo pâncreas, e magnésio, que ajuda a manter a glicemia sob controle. Possui grande quantidade de fibras solúveis, que formam um gel dentro do intestino, diminuindo a absorção do açúcar dos alimentos.

Use as sementes inteiras ou moídas em sucos, iogurtes, molhos para salada, omeletes, massa de pão ou panqueca ou até mesmo deixe-as brotarem e use os brotos em saladas.

Linhaça

Consumida nos países orientais e mediterrâneos há milhares de anos, a linhaça é um dos alimentos mais ricos em ômega 3: por isso, além de combater a diabetes, ajuda a controlar o colesterol e previne doenças cardiovasculares. Contém ainda grande quantidade de fibras, ômega 6, vitaminas A, E, B1 e B6, potássio, fósforo, cálcio, cobre, ferro, zinco, manganês e selênio. A linhaça ainda melhora o sistema imunológico e reduz o envelhecimento celular. 

Para obter todo o seu potencial, as sementes devem ser trituradas e misturadas a iogurtes, sucos, sopas, saladas, granola ou ao feijão durante seu cozimento. O óleo ou gordura das receitas pode ser substituído por óleo de linhaça.

Gegelim

Normalmente consumido em pães, o gergelim possui vitaminas do complexo B e diversos minerais, como cromo, cobre, ferro, fósforo, magnésio e cálcio, além de alto teor de fibras e gorduras saudáveis. Além de ajudar a controlar a diabetes, essa sementinha regula o colesterol, ajuda a emagrecer, protege contra a obesidade, melhora a digestão e combate a prisão de ventre. O gergelim preto, comum na culinária oriental, contém mais ferro e antioxidantes do que o branco e o marrom.
Deve ser consumido inteiro e com casca, sobre pães, massas, saladas ou sobre os pratos do dia-a-dia.

Quinoa

Além do magnésio, a quinoa possui em sua composição química mais de 300 enzimas que auxiliam no metabolismo da glicose e é rica em carboidratos complexos, que evitam os picos de glicemia. Possui ainda vitaminas do complexo B, fósforo e cobre, mais ferro do que o feijão e mais proteínas do que a soja. Incluir a quinoa na dieta significa proteger-se de doenças cardiovasculares, da osteoporose e da obesidade, garantir o bom funcionamento do cérebro e reforçar o sistema imunológico.

Consuma em saladas, com frutas, leite ou iogurte, em sopas (batida com a sopa ou por cima) e sucos. Quando triturada, substitui a farinha de trigo em qualquer receita. Uma salada de frutas com quinoa é um excelente alimento pós-treino, pois repõe a energia gasta e ajuda na recuperação dos músculos.



Sobre Aprenda a Controlar os Diabetes

Olá! Bem-vindo ao site Controlar os Diabetes, tenho estudado esta área da saúde estes últimos 5 anos da minha vida. Tenho família que sofre de diabetes e por isso comecei a pesquisar métodos e dicas a seguir para os evitar e/ou manter controlados, durante essas pesquisas aprendi muita coisa útil que foram úteis a diabéticos de todos os tipos, e o meu objetivo com o www.controlarosdiabetes.com é passar-vos todas essas dicas.


Comentários

Siga-nos
Publicidade
Obrigado pela sua visita! Gostou de ler os artigos?
Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
O seu email está seguro, nunca enviamos SPAM.