Super truques de culinária para diabéticos

Se você sofre de diabetes, sabe o quanto é importante monitorar sua alimentação e fazer escolhas saudáveis. Aprenda a cozinhar pratos deliciosos sem fugir da dieta.

Maneire no sal

Sódio em excesso causa problemas cardiovasculares, aos quais os diabéticos já são naturalmente propensos. Prefira o sal marinho, que preserva os nutrientes e não leva compostos químicos durante o refino.

Tempere com ervas

Algumas ervas combatem inflamações, ajudam na digestão e protegem contra o envelhecimento das células, inchaço, doenças do coração e câncer. Que tal fazer um sal de ervas para dar mais sabor aos seus pratos e ainda reduz o consumo de sódio? Escolha uma parte de sal e três partes de ervas de sua preferência, bata no liquidificador até pulverizar e tempere carnes, peixes, saladas e legumes cozidos no vapor

Diminua a farinha refinada

Receitas de pães, bolos e massas precisam de farinha branca para garantir leveza. Porém, metade da farinha pode ser substituída pela versão integral, farelo de trigo ou farinha de amêndoas, aveia, chia, quinoa, linhaça ou amaranto. Com a substituição, além de proteínas e vitaminas  sua receita ganha minerais e fibras, essenciais para o controle de diabetes.

Que tal uma pipoca light?

Anote a receita para quando bater aquela fominha no domingo à tarde: junte 1 xícara de milho de pipoca com 5 colheres de sopa de água e leve ao micro-ondas em uma vasilha coberta com uma tampa que permita a saída do vapor, na potência máxima. Tempere com ervas secas e sal light.

Troque o achocolatado por cacau em pó

Quem disse que diabético não pode comer bolo de chocolate? Esse truque simples assegura doces mais saborosos, com uma cor mais bonita e menos açúcar. Ao escolher a marca do produto, opte pela que tiver menos carboidratos por porção.

Abuse da canela

A canela confere um sabor especial aos seus pratos e ajuda a controlar a vontade de comer doces. Além disso, aumenta a sensação de saciedade e é termogênica, ou seja, acelera o metabolismo e ajuda a emagrecer.

Diminua a gordura de pratos com creme de leite

Troque o creme de leite da receita por uma mistura preparada com uma xícara de leite desnatado, uma colher de sopa de amido de milho e uma colher de sopa de margarina light. Cozinhe até ficar com consistência cremosa.

Use o fermento certo

O açúcar ajuda o fermento a fazer a massa crescer. Nas receitas diet, procure marcas de fermento que contenham pirofosfato de sódio, que potencializa o efeito do bicarbonato e garante bolos mais fofinhos.



Sobre Aprenda a Controlar os Diabetes

Olá! Bem-vindo ao site Controlar os Diabetes, tenho estudado esta área da saúde estes últimos 5 anos da minha vida. Tenho família que sofre de diabetes e por isso comecei a pesquisar métodos e dicas a seguir para os evitar e/ou manter controlados, durante essas pesquisas aprendi muita coisa útil que foram úteis a diabéticos de todos os tipos, e o meu objetivo com o www.controlarosdiabetes.com é passar-vos todas essas dicas.


Comentários

Siga-nos
Publicidade
Obrigado pela sua visita! Gostou de ler os artigos?
Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
O seu email está seguro, nunca enviamos SPAM.