Artigo sobre: Evitar Diabetes

Truques para manter a diabetes sob controle

A rotina puxada faz com que muitos diabéticos descuidem da dieta e sofram com crises de hiperglicemia ou hipoglicemia. Mas não precisa ser assim! Saiba como controlar a diabetes no dia-a-dia com estratégias simples.

1. Não passe muito tempo sem comer

Quem tem diabetes precisa fazer cinco ou seis refeições por dia. Isso significa comer de três em três horas, elegendo como refeições principais o café da manhã, o almoço e o jantar e fazendo lanches entre elas. Se necessário, programe um alarme no celular a cada três horas, para não se esquecer de comer durante o dia.

2. Carregue seu próprio lanche

Para evitar comidas gordurosas e industrializadas, sempre carregue um lanchinho saudável com você. Algumas opções de lanches para diabéticos: biscoitos integrais, palitos de cenoura, frutas de baixo índice glicêmico como maçã ou pera, barras de cereal sem açúcar, amendoim, castanha de caju, amêndoas, pistache, mix de castanhas com sementes integrais, iogurte desnatado com cereais, sucos sem açúcar e chá gelado.

3. Cuidado no restaurante

Se você come fora de casa com frequência, tente escolher sempre as opções mais saudáveis. Encha seu prato com vegetais, opte por carnes magras e peixes, esqueça as frituras, não exagere na quantidade e não deixe de lado o bom e velho feijão com arroz – de preferência, integral.

4. Mastigue devagar

Faça suas refeições com calma e mastigue muito bem cada porção antes de engolir. Quando você come atropeladamente, o estômago não tem tempo de enviar ao cérebro o sinal de que você já está satisfeito, e você acaba comendo muito mais do que o suficiente. Comer demais é tão prejudicial para o diabético quanto ficar sem comer.

5. Troque o carro pela bicicleta

Exercícios físicos são grandes aliados no controle de diabetes. Não tem tempo para se exercitar? Que tal começar a ir de bicicleta para o trabalho, ou aproveitar 15 minutos do horário de almoço para uma caminhada leve? Outra opção é trocar o elevador pelas escadas: afinal, pouco exercício é melhor do que exercício nenhum.

6. Guarde remédios no seu local de trabalho

Quem sofre de diabetes mellitus deve tomar sua medicação religiosamente, todos os dias e no horário certo. Para evitar esquecimentos, tenha um estoque extra dos seus medicamentos no trabalho, no carro e na bolsa.

7. Beba muita água

É recomendado o consumo de pelo menos 2 litros de água por dia. Carregar uma garrafinha sempre consigo é um ótimo lembrete. Hoje em dia existem aplicativos para celular que monitoram o consumo de água e garantem que você atinja sua meta diária.



Sobre Aprenda a Controlar os Diabetes

Olá! Bem-vindo ao site Controlar os Diabetes, tenho estudado esta área da saúde estes últimos 5 anos da minha vida. Tenho família que sofre de diabetes e por isso comecei a pesquisar métodos e dicas a seguir para os evitar e/ou manter controlados, durante essas pesquisas aprendi muita coisa útil que foram úteis a diabéticos de todos os tipos, e o meu objetivo com o www.controlarosdiabetes.com é passar-vos todas essas dicas.


Comentários

Siga-nos
Publicidade
Obrigado pela sua visita! Gostou de ler os artigos?
Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
O seu email está seguro, nunca enviamos SPAM.