Artigo sobre: Dúvidas Comuns

Zero, diet e light: qual é a diferença?

Você sabe escolher entre um alimento diet ou light? E a versão zero, o que é? Descubra agora mesmo e não tenha mais dúvidas na hora de comprar.

Hoje em dia o mercado oferece milhares de opções para o diabético e para quem quer perder peso. Os produtos diet surgiram na década de 70, seguidos pelos produtos light nos anos 90. Mais recentemente, algumas marcas criaram a linha zero.
Embora soem parecidas, cada uma dessas categorias foi criada para um público específico. Saiba a diferença entre elas.

Produtos diet

Diet é o produto que é totalmente isento de um determinado ingrediente ou composto, como por exemplo glúten, sódio, gordura ou açúcar. São específicos para dietas restritivas (por isso o nome diet) e muitas vezes são mais calóricos que as versões tradicionais, por causa do uso de ingredientes alternativos.

Nem todos os alimentos diet são voltados para diabéticos, por isso antes de comprar qualquer um confira no rótulo qual é o ingrediente que não entra na sua composição.

Produtos light

São fabricados com teor reduzido em pelo menos 25% de determinado componente, como sódio, açúcares e gorduras. Como os açúcares e gorduras ainda estão presentes, nem sempre podem ser consumidos por diabéticos.

Não são todos os produtos light que são indicados para quem quer perder peso, apenas os que tem baixo valor calórico. Alimentos com reduzido teor de sódio ou colesterol, por exemplo, também são classificados como light e possuem valor calórico pouco inferior ao das versões tradicionais.

Produtos zero

Os produtos denominados como “zero” não utilizam açúcar em sua composição, substituindo-o por outros ingredientes. Porém, diferentemente dos produtos diet, apresentam baixo valor calórico, sendo indicados para quem quer emagrecer.

Há também produtos Zero Gordura, Zero Sódio, Zero Colesterol, entre outros – nem sempre menos calóricos que as versões tradicionais. Se o produto for Zero Açúcar, pode ser consumido por diabéticos sem problemas.

Diet, light ou zero – qual a melhor escolha para quem tem diabetes mellitus?

Normalmente são indicadas as versões diet e zero, mas isso depende muito da composição do produto. Nunca compre sem ler o rótulo e comparar o teor de açúcares, gorduras saturadas e carboidratos entre as várias versões e entre uma marca e outra.

Muitas vezes essas versões alternativas apresentam teor reduzido de uma substância e elevado de outra – por exemplo, sódio ou gordura, que em excesso causam doenças cardiovasculares. Por isso, devem ser consumidos apenas quando houver necessidade.



Sobre Aprenda a Controlar os Diabetes

Olá! Bem-vindo ao site Controlar os Diabetes, tenho estudado esta área da saúde estes últimos 5 anos da minha vida. Tenho família que sofre de diabetes e por isso comecei a pesquisar métodos e dicas a seguir para os evitar e/ou manter controlados, durante essas pesquisas aprendi muita coisa útil que foram úteis a diabéticos de todos os tipos, e o meu objetivo com o www.controlarosdiabetes.com é passar-vos todas essas dicas.


Comentários

Siga-nos
Publicidade
Obrigado pela sua visita! Gostou de ler os artigos?
Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
O seu email está seguro, nunca enviamos SPAM.